"NÃO DE PEDEM ESTAÇÕES PARA O TGV COMO SE PEDEM APEADEIROS"

tgv
20-03-2022 | 20:53 | | |

"NÃO DE PEDEM ESTAÇÕES PARA O TGV COMO SE PEDEM APEADEIROS"

Escrito por Eugénio Queirós

O facto de na última apresentação, pela Infraestruturas de Portugal, a estação de Santo Ovídio surgir como "em estudo" não coloca em causa este projeto para a linha ferroviária de alta velocidade entre o Porto e Lisboa.

"Isto não é um emblema ou um capricho de Vila Nova de Gaia, é o reconhecimento de que na viabilidade económica financeira deste projeto uma estação em Gaia beneficia enormemente a população sem prejudicar a velocidade do comboio de alta velocidade", disse Eduardo Vítor Rodrigues ao Porto Canal.

"Não se pedem estações como se estivessem a pedir apeadeiros", acrescentou o presidente da Câmara de Gaia, que garantiu que há "um consenso generalizado" no sentido de Gaia ter uma estação TGV. Uma estação que se justifica "porque temos ali uma verdadeira estação intermodal que permite ter a linha rápida e depois ter a linha tradicional a parar nas Devesas".

A nova ponte ferroviária e a alta velocidade a parar em Gaia não tem, para Eduardo Vítor Rodrigues, "o efeito de mobiliário urbano para Gaia" mas traz, sim, "o reconhecimento de que temos um volume populacional brutal se juntarmos os concelhos envolventes, como é o caso de Santa Maria da Feira".

O presidente da Câmara de Gaia promete mais novidades para o início de abril e diz ainda que o financiamento da estação subterrânea de Santo Ovídio está garantido.

Mais notícias