
"NÃO PODIA ABDICAR DE UMA ESTAÇÃO TGV EM GAIA E ASSIM SERÁ"
Foi com alguma "estupefação" que Eduardo Vítor Rodrigues reagiu aos muitos comentários feitos a propósito da revelação de que a futura linha de alta velocidade Porto-Lisboa terá uma estação em Vila Nova de Gaia. O presidente da Câmara de Gaia começou por responder desta maneira a uma interpelação do deputado Pedro Martins, do PSD, na última assembleia municipal de Gaia.
Para Eduardo Vítor Rodrigues, o projeto da alta velocidade estava previsto desde o último governo de José Sócrates, tendo depois permanecido congelado. Com o Plano de Recuperação e Resiliência, explicou, foi de novo ativado e a linha Porto-Soure até já tem cabimentação financeira, num total de 900 milhões, com a obra a ter de estar pronta até ao final de 2026.
"Desde o início do ano passado que este primeiro troço Porto-Soure está a ser discutido com a Infraestruturas de Portugal mas tanto a Câmara do Porto como a de Gaia decidiram não falar no assunto porque iria parecer sempre algo de desleal em tempo eleitoral", precisou o autarca gaiense.
Em relação ao projeto de 2009, explicou ainda Eduardo Vítor Rodrigues, há apenas duas alterações: a decisão de se construir uma 'ponte espelho' junto à Ponte São João especialmente para o TGV, uma ponte a construir à semelhança da atual e pelo projetistas do Gabinete Edgar Cardoso. "Não me parece uma má solução", disse o líder da autarquia gaiense sobre esta ponte paralela à atual. "Para mim, essa ponte até pode ser azul, amarela ou vermelha, o que interessa é que 'amarre' bem em Gaia", acrescentou.
A outra alteração, sim, Eduardo Vítor considerou-a mais importante pois o projeto inicial previa estações apenas em Campanhã, Aveiro e Soure. "Não abdiquei de uma estação da alta velocidade em Gaia e foi isso que conseguimos com a solução de uma estação intermodal em Santo Ovídio", revelou, pouco preocupado com as críticas "da burguesia decrépita do Porto que come com talheres de prato e não tem comida na mesa" e consciente de que o serviço de alta velocidade em nada fica prejudicada pois o TGV nunca atingiria a sua velocidade de cruzeiro, depois de partir do Porto, em Gaia.
O assunto, disse, "está fechado" e a estação TGV em Santo Ovídio, disse, "vai ser uma realidade". A alta velocidade irá, por isso, entrar em Gaia, desde a nova ponte, em túnel até Santo Ovídio, assim seguindo até à zona de Serzedo, de onde irá emergir na direção de Aveiro.
Quanto à estação das Devesas, ficará a servir uma linha do Norte autónoma "e cada vez mais regional", associada também a uma nova linha de metro.