NOVA VIA DE CIRCULAÇÃO NA FORJA PARA RETIRAR TRÂNSITO À VCI

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19-07-2022 | 09:23 | | |

NOVA VIA DE CIRCULAÇÃO NA FORJA PARA RETIRAR TRÂNSITO À VCI

Escrito por Johnny Lino
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Via Intermedia Circular permitira retirar 30 mil veículos por dia da VCI, incluindo pesados de mercadorias

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, abordou ontem no final da reunião de Câmara, a possibilidade de construção de uma nova via de circulação intermédia, que possa retirar trânsito à Via de Cintura Interna (VCI). A ideia está a ser estudada com os municípios do do Porto e Gondomar, sendo que esperam poder apresentar a proposta ao Governo, até ao final deste ano.

"Ainda estamos numa fase embrionária. Temos estado a trabalhar sobre a gestão das portagens, pois libertando os pesados de mercadorias de portagens, na A32 e na Circular Regional Exterior do Porto (CREP), poderíamos interditar os pesados na VCI e, eventualmente, na Ponte do Freixo", explicou Eduardo Vítor Rodrigues. 

A ideia passa por fazer as ligações necessárias para criar uma Via Intermedia Circular (VIC), aproveitando algumas ligações já existentes, casos da A29, A32, A43 e A4, sendo que na imagem acima é representada pela linha amarela. Esta Via Intermédia permitiria desviar o fluxo de pesados das pontes da Arrábida e do Freixo, com uma ligação próxima ao Porto de Leixões. Isto implicaria a construção de uma nova ponte, entre Gaia e Gondomar. "A ideia passa por fazer uma ligação mais a direito, de forma a que o circuito seja mais curto. Seria necessária a construção de uma nova acessibilidade, ligando Gaia, Gondomar e Porto, desanuviando a ponte do Freixo e da Arrábida, sem fazer um grande circuito, mais uma vez não portajado, proporcionando uma alternativa", disse Eduardo Vítor. Essa nova ligação alternativa passaria pela construção de uma ponte na zona de Avintes, que fizesse a ligação a Gondomar, ela Estrada D. Miguel.

Esta nova via teria um custo a rondar os 130 milhões de euros. "Fizemos um estudo aprofundado para termos valores de referência. Estamos a falar de um custo no contexto de uma concessão e não de pagamento, mas falamos de uma redução de automóveis na ordem dos 30 mil veículos por dia, na VCI. A ideia é que os municípios não tenham qualquer custo com esta obra, pois falamos de ligações regionais", disse Eduardo Vítor Rodrigues. A extensão desta ligações, para completar a VIC são de cerca de 10km.

Eduardo Vítor Rodrigues lembrou ainda que os municípios envolvidos estão a rever o Plano Diretor Municipal (PDM) e que, o que não ficar contemplado, não se poderá fazer no futuro.