NOVA LINHA DE METRO DE GAIA VAI CAPTAR POR ANO MAIS DE 12 MILHÕES DE PASSAGEIROS

sddd
04-06-2022 | 10:58 | | |

NOVA LINHA DE METRO DE GAIA VAI CAPTAR POR ANO MAIS DE 12 MILHÕES DE PASSAGEIROS

Escrito por Eugénio Queirós

O Metro do Porto divulgou um estudo de procura, tendo como horizonte o ano de 2029, que confirma o potencial da Linha Rubi, a linha que irá ligar a Casa da Música a Santo Ovídio, via Candal e Devesas, implicando a construção de uma ponte dedicada ao metro entre o Campo Alegre e a Arrábida.

 

ddd

 

A nova estação da rotunda da VL8 é aquela que revela a captação de mais passageiros. Esta será uma estação a céu aberto mas construída numa plano inferior ao da estrada, com ligações subterrâneas nos seus acesso pedonais. A rotunda da Via Edgar Cardoso/Vl8 ficará ligeiramente mais curto e o metro correrá à superfície desde a saída da ponte até sensivelmente a zona do ginásio Holmes Place e aí 'mergulhará' num túnel a céu aberto até à estação da rotunda.

 Para efeitos das análises custo e benefício considerou-se 2026 como o ano de entrada em operação da linha Casa da Música – Devesas – Santo Ovídio, prolongando-se as análises até 2051 – ano horizonte.

Tendo em conta o efeito ramp up o ano cruzeiro da operação será 2029, pelo que os resultados anuais apresentados descrevem esse ano.

Os resultados apurados tendo por base o modelo de transportes indicam que o potencial de captação da linha Casa da Música – Devesas – Santo Ovídio é de 12,7 M de passageiros em 2029, sendo que destes 3,5% advém da procura de indução.

Relativamente aos modos concorrenciais verifica-se uma diminuição nos utilizadores de transporte individual, de 5,8 M de passageiros, em paralelo com um aumento nos utilizadores de transporte público (considerando os passageiros da STCP, operadores privados e comboio) de 2,2 M de passageiros – o aumento do transporte público decorre do seu papel de alimentação do sistema.

A este aumento de 13,0% nos passageiros na rede do Metro do Porto corresponde um aumento de 17,5% nos passageiros.km, com 92,4 M de passageiros.km adicionais. Em termos de oferta estima-se um aumento de 1,3 M de veículos.km e 276,5 M de lugares.km.

A nova linha ficará pronta no final de 2025.

 

Mais notícias