NOVA PONTE DO METRO GERA PROTESTO DE MORADORES

12345
11-02-2022 | 22:20 | | |

NOVA PONTE DO METRO GERA PROTESTO DE MORADORES

Escrito por Eugénio Queirós

A ponte dedicada ao metro ainda não tem o seu concurso concluído, devido a uma reclamação de uma das empresas de arquitetura que perdeu, mas se ouvem protestos de moradores, neste caso em Massarelos, onde um grupo de 29 moradores solicitou a uma série de entidades a anulação do concurso público. Os moradores alegam que a nova ponte e o respetivo trânsito do metro terá vários efeitos negativos em termos de impacto visual, afetando qualidade de vida dos moradores, o valor dos imóveis e até segurança.

As pessoas que protestam residente na Alameda Basílio Teles, Rua do Bicalho e Rua do Ouro. O grupo alega que a inserção da ponte numa zona de encosta do rio com elevada construção irá ter um impacto visual brutal, desvalorizando aquela zona, temendo também danos estruturais nas suas casas durante a obra.

Do lado de Gaia, a ponte passará a cerca de 200 metros do Bairro do Cavaco e o canal do metro entrará na VL9, circulando no meio desta via, com estações na Arrábida, Candal, Rotunda Edgar Cardoso, Devesas e Bairro do Cabo Mor (estação subterrânea), ligando depois a Santo Ovídio por túnel.

A travessia fará parte da segunda ligação de metro entre Porto e Gaia, num investimento total de 299 milhões de euros, a fundo perdido, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência. Investimento para executar até 31 de dezembro de 2025.