NOVE CONDENADOS A PRISÃO EFETIVA NA OPERAÇÃO 'BARBA RUIVA'
Todos condenados.
Os 22 arguidos do processo 'Barba Ruiva' foram condenados a penas entre os seis anos e nove meses e ainda um ano e dois meses.
Os arguidos, 18 homens e quatro mulheres, com idades entre os 19 e os 65 anos, estavam acusados de tráfico de droga e tráfico de menor gravidade, por situações verificadas nos concelhos de Espinho, Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira.
O acórdão foi lido hoje de manhã no Tribunal de Espinho e nove dos arguidos foram condenados a penas de prisão efetiva de 6 anos e nove meses e um ano e seis meses.
De acordo com a acusação do Ministério Público (MP), os arguidos dedicavam-se ao tráfico de droga, nomeadamente haxixe, cocaína e heroína, nas áreas geográficas compreendidas entre Espinho, Gaia e Feira.
É referido que os arguidos colaboravam entre si, adquirindo a droga em conjunto na cidade do Porto A operação "Barba Ruiva" levou à detenção de 13 pessoas em julho de 2020, nos concelhos de Espinho, Ovar e Vila Nova de Gaia.
No total, foram realizados 44 mandados de busca e aprendidas mais de três mil doses de droga, duas armas e 33 munições, 13.389 euros, 14 viaturas e três motociclos, 19 telemóveis, oito televisões/LCD/plasmas e uma coluna de som.