NOVO CONCURSO PARA O CENTRO DE SAÚDE DOS CARVALHOS LANÇADO ESTE MÊS
Eduardo Vítor Rodrigues anunciou no final da última reunião de câmara que será lançado um novo concurso para construção do Centro de Saúde dos Carvalhos: “Depois é publicado em Diário da República e jornal oficial da União Europeia porque como o valor do concurso ultrapassa os cinco milhões tem obrigatoriamente de ser internacional”.
O novo concurso surge depois de no anterior, de 3,9 milhões de euros, as quatro propostas apresentadas terem sido excluídas por apresentarem "valores superiores ao preço base fixado". Assim terá um novo preço base fixado em 6,5 milhões de euros mais IVA, por o anterior "não ser adequado à obra em questão", fruto da situação pandémica, guerra na Ucrânia e aumento dos preços das matérias-primas, em particular, no setor da construção.
O documento indica ainda ser possível "uma adjudicação até 20% superior ao preço base estabelecido" (7,8 milhões de euros). A nova unidade de saúde cuja empreitada deverá demorar cerca de "um ano e três meses desenvolver-se-á em dois pisos e abrigará duas unidades de saúde familiar e uma unidade de cuidados da comunidade, refere o procedimento.
Eduardo Vítor Rodrigues referiu que este é “o primeiro equipamento local de saúde pré-hospitalar”, na linha de uma "nova geração de centros de saúde", com o objetivo de ter serviços e horários que permitam “pré-urgências hospitalares locais”.
"Na zona dos Carvalhos isso é muito importante porque permite abranger toda a aquela zona sul do concelho de Vila Nova de Gaia", disse.