NOVO NÓ DE SANTO OVÍDIO INICIA FUTURA AVENIDA ATÉ AO MAR
Aproveitando as intervenções em Santo Ovídio, como a construção da extensão da Linha Amarela do Metro do Porto até Vila d’Este, estão a decorrer as obras de reformulação do nó de Santo Ovídio. Este é um nó que mantém as suas características geométricas inalteradas desde que foi executado o primeiro troço da A1, há mais de 50 anos, associado à construção da Ponte da Arrábida.
Para a Câmara Municipal de Gaia, esta obra "vem colmatar dois dos maiores desafios ao nível da mobilidade do centro urbano de Gaia" e responde ao que a autarquia "assumiu como objetivo estratégico", " estender o centro da cidade para sul e tornar o acesso à orla marítima mais fácil e rápido".
A principal intervenção passa pela construção da nova rotunda norte, num valor superior a 2,2 milhões de euros. A nova rotunda vai permitir o acesso à Ponte da Arrábida, evitando o acesso automóvel à atual rotunda de Santo Ovídio e terá uma nova saída para Laborim de Baixo.
Nesta obra foi ainda incluído o desvio de uma linha de água com o prolongamento de uma passagem hidráulica existente numa extensão aproximada de 75 metros.