NOVO SECRETÁRIO DE ESTADO DO DESPORTO É NATURAL DE GAIA

a
15-04-2024 | 14:02 | | |

NOVO SECRETÁRIO DE ESTADO DO DESPORTO É NATURAL DE GAIA

Escrito por Johnny Lino

Pedro Dias, de 55 anos, é o novo secretário de Estado do Desporto, sucedendo no cargo a João Paulo Correia. Em comum, têm a naturalidade, já que, Pedro Dias também nasceu em Vila Nova de Gaia, mais concretamente em Mafamude. Com um passado ligado ao Desporto, fez parte dos quadros da Federação Portuguesa de Futebol durante dez anos, onde desenvolveu o futsal e o futebol de praia, bem como a coordenação da formação de treinadores de futebol, futsal e futebol de praia. Para além disso, desde 2012, Pedro Dias tem ligações à UEFA, onde integra o Comité de Futsal e Futebol de Praia.

Com formação académica na Universidade da Beira Interior e na Universidade do Minho, Pedro Dias é também um dos responsáveis pelos maiores êxitos do futsal nacional. Entre outras distinções, Pedro Dias foi condecorado por Cavaco Silva, na altura presidente da República, com o grau de Comendador da Ordem do Mérito. Foi ainda presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) entre 1993 a 1995 e membro do Comité Executivo da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) entre 2003 e 2011.

Na juventude, Pedro Dias foi jogador de futebol dos escalões de formação do FC Porto e, mais tarde, foi jogador de futsal federado na AD Manteigas, da AF Guarda. 

Ao contrário do seu antecessor, Pedro Dias ficará apenas com a pasta do Desporto, sendo que a Juventude terá agora um Ministério próprio

Mais notícias