NUNO COELHO E CARLA MENDES MEDALHADOS NO MUNDIAL REMO INDOOR

Campeões do Mundo Remo Indoor
01-03-2023 | 17:53 | | |

NUNO COELHO E CARLA MENDES MEDALHADOS NO MUNDIAL REMO INDOOR

Escrito por Diogo Ferreira

No 'conforto' das instalações do Clube Fluvial Portuense, com vista para a Ribeira e as suas luzes refletidas no Rio Douro, enquanto 'davam o litro' contra uma máquina, os atletas Nuno Coelho e Carla Mendes enviaram, em tempo real, os seus tempos nos 2000 metros para a organização do Campeonato do Mundo de Remo Indoor, realizado no Canadá.

O resultado desta participação lusa à distância, no passado sábado, foi a conquista da medalha de prata por Carla Mendes, na categoria ligeira 45-49 (7min36'2''), e do bronze por Nuno Coelho, na categoria masculino ligeiro 40-44 (6min32'6''). 

O regime híbrido da competição permitiu aos remadores do clube gaiense competirem com outros atletas que realizaram a prova presencialmente, do outro lado do Oceano Atlântico ou em qualquer parte do mundo.  

Nuno Coelho, foi pioneiro a participar em provas à distância. "Competi pela primeira vez na pandemia, em 2020. Utilizei o tempo com que tinha conquistado o Europeu de Remo em 2019 para me qualificar", explica o gaiense, que integra a direção do Clube Fluvial Portuense, como vice-presidente.

"No remo indoor, no fundo, estamos a competir contra uma máquina e não há tanta diferença entre estar lá fisicamente ou não. É uma prova muito dura, que leva o corpo ao limite", relata Nuno Coelho, que abriu portas a outros atletas lusos de competir internacionalmente sem "os custos elevados das viagens". Em fevereiro de 2021, Nuno Coelho, sagrou-se vice-campeão do mundo, no escalão LM 30-39, no Campeonato do Mundo de Remo Indoor, dois meses depois da conquista do Campeonato Europeu na categoria LM 30-39, com o tempo de 6min25'6, partilhando o primeiro lugar com o espanhol Damian Alonso, que fez o mesmo tempo.  Na mesma altura, o remador Paulo Fidalgo, conquistou, o terceiro lugar no Campeonato do Mundo de Remo Indoor, no escalão sub-23.

A medalhada Carla Mendes, que vive em Gondomar, também vai integrar a direção no próximo mandato.

Carla Mendes
Carla Mendes conquistou a
prata mundial
1
Nuno Coelho conquistou o bronze mundial

 

A noite de competição terminou em alegria e com a distribuição de vários autógrafos para quem acompanhou os dois atletas na prova do Campeonato do Mundo.

1

Fotografias: Clube Fluvial Portuense