NUVEM DE POEIRAS DO DESERTO DO SAARA ENCOBRE O SOL AMANHÃ E DOMINGO
Uma nuvem de poeira do deserto do Saara está já a atravessar a Europa e deverá estar mais concentrada sobre Portugal e Espanha durante o fim de semana, alertou hoje o sistema europeu de monitorização atmosférica Copérnico.
Estamos perante mais uma grande nuvem de poeira do Saara" que estará sobre o sul e centro da Europa entre hoje e segunda-feira, sendo já certo 2022 está e continuará a ser um ano com altos níveis de transporte de poeira através do Mediterrâneo e partes da Europa.
"Os valores mais altos" na Península Ibérica deverão registar-se no sábado e no domingo, dia em que a poeira, com valores muito altos de concentração da atmosfera, também atingirá a Europa central.
Em meados de março já se tinham verificado grandes nuvens de poeira na Europa ocidental e este ano, nuvens semelhantes provenientes do deserto do Saara também atravessaram o Atlântico até atingirem as Caraíbas.
Estas poeiras causam problemas respiratórios mas também têm um lado positivo.
A Direção-Geral de Saúde, por seu lado, já lançou um alerta para a fraca qualidade do ar amanhã e domingo, aconselhando a população a evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
Crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos e doentes do foro cardiovascular devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas.