“O GAIENSE FAZ SERVIÇO PÚBLICO EM TODAS AS SUAS INICIATIVAS”

júri
13-05-2022 | 15:00 | | |

“O GAIENSE FAZ SERVIÇO PÚBLICO EM TODAS AS SUAS INICIATIVAS”

Escrito por Eugénio Queirós

Manuel Filipe, diretor dos auditórios municipais de Gaia, presidiu ao júri que escolheu 20 das 22 Maravilhas de Gaia. Um júri que contou ainda com o historiador Gonçalves Guimarães, o artista plástico Filipe Rodrigues, a escultura Margarida Santos e Mónica Gonçalves, diretora do hotel Hilton Porto Gaia. Manuel Filipe recordou que foi em 1972 que a UNESCO adotou a classificação de património mundial.

O nosso património

As 22 Maravilhas de Gaia, nove anos depois das 7 Maravilhas, também iniciativa de O Gaiense, representa “um preceito de cidadania”, fortalecendo “um sentimento de pertença” e convidando os gaienses a visitarem os seus monumentos.  

“O interesse dos nossos conterrâneos ficou patente nas interações para a escolha de duas das 22 Maravilhas”, sublinhou. “O nosso concelho possui uma riqueza cultural e patrimonial que deve ser explorada”, disse ainda. “O Gaiense é sinónimo de serviço público com todas as suas iniciativas”, rematou, sem esquecer que o património humano “é uma das mais importantes Maravilhas de Vila Nova de Gaia”.