O SABER E AS MEMÓRIAS DOS GAIENSES EM EXPOSIÇÃO

Uma das imagens ilustrativas da exposição que será inaugurada amanhã
09-05-2022 | 16:35 | | |

O SABER E AS MEMÓRIAS DOS GAIENSES EM EXPOSIÇÃO

Escrito por Monica Joady

É já amanhã, às 18h no centro cívico de Gaia, a inauguração da exposição 'Comunidades em histórias - Memórias dos lugares e pessoas de Gaia'. A iniciativa nasceu de uma parceria entre o Museu Ubuntu Gaia e as equipas do 'Meu Bairro, Minha Rua' e do Plano Diretor Municipal (PDM) participativo da Gaiurb, EM.

O mote foi o dar a voz a quem habita no concelho, ao mesmo tempo que se "promove uma democracia participada e próxima da população". Por essa razão, a aposta passou pela preservação e resgate das memórias individuais e coletivas  de modo a pensar num planeamento futuro de Gaia.

De recordar que o projeto 'Meu Bairro, Minha Rua' foi distinguido, este ano, com o Prémio Nacional de Sustentabilidade, na categoria 'Bem-estar e cidades sustentáveis' . Assim, juntamente com o Museu Ubantu Gaia recolheu-se mais de 30 contribuições individuais que trouxeram testemunhos únicos sobre a memória dos territórios,  ofícios, tradições, festas e romarias.

“Esta exposição é uma oportunidade de olharmos para Vila Nova de Gaia pelos olhos de quem a viu crescer e modificar-se, de quem a personaliza e exige mudanças. Conseguimos cruzar a importante tarefa imaterial da memória com um mapeamento do território que nos aponta o futuro e, por isso, nos reclama esta noção de passado e presente que aqui se funde”, salientou António Castro, presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, EM. Também Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da câmara de Gaia, refere que "conhecer a comunidade através das suas histórias é também um exercício de cidadania participativa, pois temos a responsabilidade de ouvir, recolher e reter o património intrínseco a cada um desses contributos. Ao longo dos últimos meses, em sede de revisão do PDM, chamámos os Gaienses a contribuir com o seu conhecimento alicerçado na vivência do município. É tempo, agora, de o darmos a conhecer, juntando muito do que apreendemos nos projetos Ubuntu, que tantas e tão significativas transformações têm trazido à comunidade”.

 A mostra “Comunidade em histórias – Memória dos lugares e pessoas de Gaia” estará exposta até 5 de junho.