OBRA DE REQUALIFICAÇÃO E RESTAURO DA CÂMARA DE GAIA COM PELO MENOS QUATRO INTERESSADOS
Pelo menos quatro empresas de construção civil estão interessadas em realizar as obras de requalificação dos Paços do Concelho de Vila Nova de Gaia. Todas elas pediram esclarecimentos sobre o plano de uma obra que custará 3,8 milhões de euros e que será sobretudo uma obra de restauro, respeitando a traça do edifício concebido por Oliveira Ferreira.
Costa & Carreira, Teixeira Pinto & Soares, Habitâmega e Atlantinível foram as empresas que solicitaram informações e que determinaram que o júri do concurso prorrogasse o prazo de entrega de propostas.
Quando entrar em obras, todos os gabinetes da vereação e serviços que funcionam no edifício serão transferidos para um local que já está a ser preparado. Após a conclusão da obra, é intenção do presidente da Câmara deixar a Casa da Presidência para instalar o seu gabinete no edifício renovado, estando ainda em estudo o uso a dar à antiga Casa Mariani.
Francisco Oliveira Ferreira, o arquiteto dos Paços do Concelho de Gaia, é autor também de importantes e icónicas obras, de que são exemplos o Sanatório Marítimo de Francelos e o café 'A Brasileira' do Porto. O projeto para o edifício dos Paços de Concelho de Gaia data de 1916.