PCP FAZ AÇÃO JUNTO À EMPRESA MGC E VAI A GRIJÓ PROTESTAR PELO FIM DA GRATUITIDADE DO METRO BUS

123
10-06-2022 | 15:13 | | |

PCP FAZ AÇÃO JUNTO À EMPRESA MGC E VAI A GRIJÓ PROTESTAR PELO FIM DA GRATUITIDADE DO METRO BUS

Escrito por Eugénio Queirós

O PCP realizou ontem um protesto por “Mais e Melhores Transportes” no Largo da Gândara, em Avintes, junto à MGC, que contou com a presença de Paula Baptista e André Araújo, eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia.

"Apesar dos avanços registados com a concretização do Passe Único Intermodal, proposta com mais de 20 anos do PCP e dos seus parceiros na CDU, Vila Nova de Gaia continua a ser um Concelho marcado por grandes dificuldades no acesso a transportes coletivos públicos, tendo uma rede manifestamente insuficiente para responder às necessidades tanto no que se refere à sua cobertura como aos horários e preços", refere o partido representado na Assembleia Municipal de Gaia.

"O direito à mobilidade e a transportes públicos é um pilar fundamental para proporcionar qualidade de vida a todos os que em Gaia vivem, trabalham ou estudam. Transportes públicos de qualidade, rápidos, frequentes, cómodos, seguros - e tendencialmente gratuitos -, devem ser o elemento estruturante do direito à mobilidade, essencial e prioritário numa política de mobilidade sustentável. Nos últimos meses, a já precária situação dos transportes no nosso concelho tem-se vindo a agravar", sublinha-se.

 

123

 

Para além da falta de uma rede de transportes integrada e coerente, o PCP considera inaceitável que uma empresa de transportes, por motivos deveras questionáveis, venha incumprir - como nos relatam muitos utentes - de forma aguda o serviço prestado, designadamente ao nível dos horários.

Após esta iniciativa em Avintes, a CDU - PCP/PEV estará, na próxima segunda feira, na União de Freguesias de Grijó e Sermonde, junto dos utentes que, nos últimos dias, foram surpreendidos com o facto de o “metrobus” ter deixado de ser um serviço gratuito.

Mais notícias