PERCURSO DE PINTO DA COSTA NA LIDERANÇA DO FC PORTO COMEÇOU COM 'CILADA' EM GAIA
"Houve um momento mágico, um momento muito meu, em que os pensamentos voaram e me transportaram à primeira festa que organizámos em 17 de Janeiro de 1986, no Hotel Infante de Sagres. Veio-me à memória as palavras que ali proferi então sobre o verdadeiro significado do dragão: Esta figura mitológica e conquistadores tem de se cada vez mais o símbolo do clube, da cidade e da própria região, em defesa contra os abutres que permanentemente esvoaçavam sobre os céus e os valores nortenhos. Não sei se aquelas palavras que pronunciei, como sempre com paixão e com a minha alma como pano de fundo, se configuraram numa mensagem, numa profecia ou num epitáfio."
As palavras são de Jorge Nuno Pinto da Costa e foram escritas há alguns anos na revista 'Dragões'. Hoje, o presidente do FC Porto completa, aos 82 anos de idade, 40 anos sobre a sua primeira eleição, à qual concorreu sob o slogan "Se queres um FCPorto forte em Portugal e na Europa, vota Jorge Nuno Pinto da Costa". Parece que desta vez estamos perante uma promessa que foi cumprida e para aqui apenas trazemos os títulos europeus conquistados no seu percurso como presidente dos azuis e brancos: Viena, Supertaça europeia, Tóquio, Sevilha, Gelsenkirchen, Yokohama e Dublin.
Aqui chegado, Pinto da Costa soma 1340 títulos em várias modalidades, com destaque para os 64 que conseguidos na modalidade-rainha: o futebol. E parece que há pelo menos mais um à espreita...
A história de Pinto da Costa como presidente do FC Porto tem também uma ligação a Vila Nova de Gaia. Onde o FC Porto, antes da formação da sua primeira lista, se encaminhou para o restaurante 'Braseiro', convicto de que apenas iria integrar a lista presidida por Manuel Borges. Mas já estava tudo preparado para que fosse ele o líder da lista que venceu sem qualquer problema a primeira eleição pois Afonso Pinto Magalhães, antigo presidente portista e famoso banqueiro, renunciou na fase final da campanha eleitoral.
A ligação a Gaia de Pinto da Costa manteve-se sempre forte: aqui teve um estabelecimento comercial, na rua Marquês Sá da Bandeira, e aqui viveu, no Monte da Virgem e na Madalena. E para Gaia vem quase todos os dias pois o FC Porto tem o seu centro de treinos em Olival e Crestuma.
Longos dias têm já estes 40 anos de liderança...