PONTE DA ARRÁBIDA A PÉ, UM PERCURSO ÚNICO NO MUNDO
São 262 degraus, ladeados por um corrimão de segurança, que permitem percorrer a pé o arco da Ponte da Arrábida, percurso que já pode ser cumprido com acompanhamento especializado.
"Em termos de segurança de segurança ninguém pode temer nada, as vertigens em si é que podem ser “desculpa” para não visitar", são palavras de quem já desfrutou deste percurso entre o Porto e Gaia, uma espécie de segunda ponte sob o tabuleiro rodoviário.
A Ponte de Arrábida aquando da sua construção, em 1963, tinha o maior arco em betão armado de qualquer ponte no mundo.
O comprimento total da plataforma é de 614,6m, tendo uma largura de 26,5m. O seu vão de 270 m, e 52 m de flecha, arco esse constituído por duas costelas ocas paralelas, de 8m de largura ligadas entre si por contraventamento longitudinal e transversal. Tinha duas faixas de rodagem e duas faixas laterais para peões e ciclistas. Na década de 90 foi alterado o número de faixas rodoviárias.
O engenheiro responsável pelo seu projeto e construção foi Edgar António de Mesquita Cardoso que teve a colaboração do arquiteto Inácio Peres Fernandes e do engenheiro José Francisco de Azevedo e Silva.
Com um custo de cerca de 240 mil contos, cerca de 1.200.000€, em Março de 1957 foram iniciadas as obras. Na sua construção foram gastos 20 mil toneladas de cimento, 58.700 m³ de betão armado, 2.250 toneladas de aço nos varões e 2.200 toneladas de aço laminado, no cimbre utilizado.