PONTE EM ESPELHO PARA O TGV AO LADO DA PONTE DE SÃO JOÃO
A linha de alta velocidade (TGV) Lisboa-Porto vai obrigar à construção de uma nove ponte entre Gaia e Porto, dedicada a apenas a este serviço. Uma ponte a construir ao lado da ponte de São João.
Pedro Baganha, vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, disse aos jornalistas que não existe um projeto mas apenas "uma definição e o reconhecimento de que a ponte São João não chega para o incremento desse transporte, o que vai obrigar a uma ponte paralela".
O vereador esclareceu que a localização do canal ferroviário de alta velocidade foi definida pela Infraestruturas de Portugal (IP) e pelo Governo. o que vai obrigar necessariamente, por condicionamentos técnicos, a duplicarmos a ponte São João”, relevou quem acredita que Campanhã será o grande terminal ferroviário do novo canal, embora ainda se cogite a possibilidade de o percurso do TGV alcançar o aeroporto Francisco Sá Carneiro.
“A partir daí [Campanhã] há algumas questões que se colocam para Norte. Muito provavelmente essa linha também passará pelo aeroporto, mas no que concerne ao concelho do Porto a estação central manter-se-á Campanhã”, afirmou.
Pedro Baganha disse ainda que as definições estão a ser acompanhadas, considerando de “bom senso utilizar a capacidade ferroviária existente e reforçá-la naturalmente”.
Com a configuração atual, a Ponte de São João não tem capacidade para acomodar o serviço de alta velocidade”, refere a IP, pelo seu lado.
Rui Moreira disse durante a última reunião que Câmara que recomendações apontam para que seja criada “uma ponte espelho da ponte de São João”.