
PORTO E GAIA UNIDOS PELO PRÉMIO "CAPITAL MUNDIAL DO DESPORTO" DE 2027
A candidatura conjunta de Porto e Gaia para capital mundial do desporto em 2027, foi revitalizada esta sexta-feira.
O Município do Porto, através do seu presidente Rui Moreira, acolheu a comissão de avaliação da ACES Europa, proporcionando um espaço para demonstrar a colaboração existente entre as duas cidades nesta candidatura.
Recorde-se que é a primeira vez que duas cidades em simultâneo, concorrem para este "prémio", e os dias 13 a 17 de março foram escolhidos para o Comité da ACES Europa vivenciar de perto o que está a ser feito nesse sentido.
Rui Moreira considera que esta candidatura "celebra os valores éticos e sociais do desporto, com o intuito de promover a sua comunhão pelo mundo", e conclui que as duas cidades querem "ficar ainda mais unidas "em nome dos valores e benefícios do desporto".
A organização da Capital Mundial do Desporto, é nas palavras de Rui Moreira "um desafio no qual as cidades de Porto e Gaia estão fortemente comprometidas e empenhadas", tendo "grandes expectativas e muita confiança no sucesso" da candidatura em curso.
Pelo município Gaiense, o vereador José Guilherme Aguiar fez questão de realçar “o compromisso” que existe entre as margens do Douro. Destaca ainda, a vocação das duas cidades para o desporto, enquanto "condição determinante para a qualidade de vida dos seus habitantes".
Perante a delegação de avaliação, o representante municipal sublinhou que a presença da entidade nas cidades lhes permitiria constatar os resultados positivos do desporto na comunidade local. Fez também questão de frisar que as duas cidades têm atuado em conjunto com o objetivo de construir uma sociedade mais justa e unida, e exemplifica com a cooperação recente na construção da sede da Liga Portugal, no Porto.
Numa altura em que Porto e Gaia competem com Buenos Aires, Rui Moreira destacou o trabalho feito na área do desporto, onde foram investidos cerca de 35 milhões de euros (2021-2024) em políticas e infraestruturas desportivas no Porto, com prioridades como incentivo ao exercício, melhoria de infraestruturas e apoio ao desporto escolar e local.
A visita do Comité às duas cidades seguiu-se com uma vista a diferentes locais desportivos nos dois municípios, nos quais o Complexo Desportivo do Monte Aventino, o Estádio do Dragão, o Pavilhão Multiusos Nelson Mandela, o Complexo da Lavandeira (Centro de Alto Rendimento, Pavilhão e Estádio Municipal) e o Parque Desportivo de Ramalde – INATEL. Depois destas visitas, no sábado está previsto um passeio de barco pelo Douro, no qual as equipas responsáveis terão a oportunidade de defender o projeto.
Depois desta passagem, a Comitiva irá viajar até Buenos Aires, para conhecer a outra candidatura.
A candidatura vencedora será anunciada pela ACES, entre abril e maio.