PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM GAIA PARA APOIAR CUIDADORES
Na terça-feira, no dia seguinte a promulgar o diploma com alterações ao Estatuto do Cuidador Informal e o decreto que define medidas de apoio, o Presidente da República (PR), Marcelo Rebelo de Sousa, veio a Gaia para encerrar o VI Encontro Nacional de Cuidadores Informais, dedicado aos 'Direitos e medidas a implementar', dinamizado pela Associação Nacional de Cuidadores Informais (ANCI).
Além de intervenções de cuidadores e ex-cuidadores informais, e da vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia, Marina Mendes, o programa municipal 'Gaia Cuidador' foi tema de debate ao longo do evento. Liliana Gonçalves, presidente da ANCI, lembrou que "há autarquias que, como a Câmara Municipal de Gaia, têm um programa de apoio a cuidadores informais, mas efetivamente é uma aposta do município, porque na transferência de competências não entendemos porque é que foi uma opção deixar de fora os municípios e a junta de freguesia". Priorizou "implementar no terreno o descanso ao cuidador e que fosse gratuito".
Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, frisou que o 'Gaia Cuidador' "tem acoplado à componente financeira todo um conjunto de dimensões imateriais, que são absolutamente fundamentais", enunciando a possibilidade de os cuidadores informais em Gaia poderem usufruir, por exemplo, da utilização gratuita dos equipamentos culturais e desportivos municipais, e apontou o trabalho desenvolvido com parceiros como o Inatel para potenciar momentos de descanso.