PRIMEIRA PONTE ENTRE PORTO E GAIA DATA DO ANO DE 997
A primeira ponte a unir Porto e Gaia terá sido mandada construir por Almansor, o chanceler do reino mouro de Córdova que chegou a Compostela e aí roubou os sinos da catedral.
Como contou o historiador Gonçalves Guimarães, do departamento de história e arqueologia de Gaia, essa ponte foi construída sobre barcas, para a passagem do exército mourisco. Corria o ano de 997.
Gonçalves Guimarães detalhou ainda, durante a apresentação do projeto 'Life' associado aos Caminhos de Santiago, que visa a valorização ambiental dos caminhos e a preservação da biodiversidade, que outra ponte do mesmo modelo foi mais tarde mandada construir pelo rei D. Fernando.
Mais tarde, foi também construída aquela que ficou conhecido como a Ponte das Barcas, construída com objetivos mais duradouros, projectada por Carlos Amarante e inaugurada a 15 de Agosto de 1806. Era constituída por vinte barcas ligadas por cabos de aço e que podia abrir em duas partes para dar passagem ao tráfego fluvial. Foi nessa ponte que, em 29 de Março de 1809, se deu a grande tragédia consequência da segunda invasão francesa.