PRIMEIRO CORREDOR AÉREO DE TRANSPORTE DE MERCADORIAS E PESSOAS POR DRONE PODE FUNCIONAR NO PORTO E EM GAIA

Uber
14-07-2021 | 16:28 | | |

PRIMEIRO CORREDOR AÉREO DE TRANSPORTE DE MERCADORIAS E PESSOAS POR DRONE PODE FUNCIONAR NO PORTO E EM GAIA

Escrito por admin

O primeiro corredor aéreo de transporte por drone de mercadorias e pessoas a funcionar em Portugal pode envolver Porto, Gaia e as zonas industriais envolvente. O projeto é do Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEIIA), instalado em Matosinhos e que pretende participar no projeto europeu Assured-UAM, que envolve cidades e centros de investigação polacos, holandeses e italianos.

O projeto passa por desenhar os primeiros corredores aéreos para transporte de pessoas e mercadorias através de drones, Tudo para estar pronto para funcionar até 2030, conforme assegura o jornal Expresso.

“Estamos a estudar a área da logística para os próximos cinco anos; a emergência médica a 10 anos; e o táxi aéreo (transporte de pessoas) a 15 anos”. diz Tiago Rebelo, CEO do Ceiia.

No roteiro figuram três itinerários: um que visa a ligação aérea com drones entre o aeroporto Francisco Sá Carneiro e o Porto de Leixões e áreas industriais de Maia e Vila do Conde; um segundo que contempla o transporte de equipamentos e materiais críticos para o Hospital de São João; e um último para ligar o aeroporto do Porto a Gaia e Vigo.