PROGRAMA PROPORCIONA EM GAIA ESPAÇO DIURNO PARA PESSOAS SEM-ABRIGO
A Câmara Municipal de Gaia aprovou o contrato de arrendamento com os proprietários de um espaço na Praceta da Fonte do Casal, perto da rua 14 de outubro, em Mafamude, onde irá funcionar o drop-in do Projeto InteGrar, um projeto do Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020 que será promovido pela autarquia, em parceria com a Gaiurb, a delegação de Gaia da Cruz Vermelha Portuguesa e a Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES).
O programa de financiamento Norte 2020 financia 85% do investimento (135 mil euros), suportando o Município e os demais parceiros os restantes 15%.
Pretende-se, com este programa, conseguir "uma resposta integrada de acompanhamento da pessoa sem-abrigo, trabalhando a prevenção para o fenómeno e uma intervenção especializada com vista à reinserção social e profissional e o combate à sua reincidência", refere a autarquia gaiense.
O projeto prestará um acompanhamento personalizado e contínuo a cada pessoa, através de uma equipa multidisciplinar, com o objetivo de promover a autonomia, a responsabilização, o empoderamento e a inclusão social. Esta inclusão assentará no plano individual mediante a motivação, as aspirações e os desejos pessoais, promovendo competências pessoais, sociais e de empregabilidade. Será também criado um espaço de drop-in que se assumirá como uma resposta diurna, de convívio, lazer e atividades lúdico/didáticas, um espaço de socialização que potencie a procura dos serviços, o acesso a informação sobre os recursos existentes na rede social, bem como o acesso a bens de primeira necessidade e a kits alimentares.