Projeto científico 'PULSAR PORTUGAL' procura gaienses para colaborar em estudo
O Estudo Pulsar Portugal, focado na área da diabetes e do risco cardiovascular, está a procurar gaienses para colaborarem na análise do projeto, uma vez que "Vila Nova de Gaia permite testar a implementação num contexto populacional alargado - um dos maiores concelhos do país - assegurando a afinação dos processos antes da expansão nacional”, explicam em comunicado.
De um modo geral, é um estudo a nível nacional que pretende avaliar a prevalência da diabetes, os fatores de risco cardiovasculares, a qualidade de vida, a incidência e a mortalidade. A Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) e pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), promotores do estudo, têm como objetivo recolher uma amostra representativa da população superior a 20 mil participantes.
Durante este mês, o PULSAR PORTUGAL vai desenvolver, em território gaiense, um conjunto de ações de proximidade, com o objetivo de “sensibilizar a população, explicar os benefícios de participar e direcionar os cidadãos para os canais oficiais onde poderão confirmar a sua elegibilidade” para participar no projeto.
Cristina Gavina, presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, sublinha que “conhecer a realidade epidemiológica de cada território é fundamental para orientar políticas de prevenção, planeamento de recursos e financiamento ajustado às necessidades reais das populações”.
Relativamente à participação no estudo, esta é exclusivamente presencial e será realizada num laboratório de análises clínicas próxima da área de residência dos participantes, sendo que os selecionados, entre os 40 e 79 anos, irão submeter-se à recolha de dados clínicos e demográficos, medições antropométricas e pressão arterial, bem como análises laboratoriais completas.
