PROJETO DE CONCEÇÃO E EXECUÇÃO DA NOVA PONTE PARA O METRO CUSTA 1,1 MILHÕES

123
22-04-2022 | 13:05 | | |

PROJETO DE CONCEÇÃO E EXECUÇÃO DA NOVA PONTE PARA O METRO CUSTA 1,1 MILHÕES

Escrito por Eugénio Queirós

A Metro do Porto adjudicou, no passado dia 6 de abril, o projeto de conceção e execução da ponte que será dedicada ao metro, na nova Linha Rubi, ligando o Campo Alegre ao Candal, por 1,1 milhões de euros (a que acresce IVA). O projeto foi entregue ao Laboratório de Engenharia e Estruturas Edgar Cardoso, com sede em Lisboa, e à empresa espanhola Arenas & Associados Ingeniería de Diseno, com sede em Santander.

O prazo de execução do projeto é de 183 dias, posto o que será possível a Metro do Porto avançar para o concurso de empreitada. cujo custo estimado é de 55,5 milhões de euros. A ponte terá de estar concluída até ao final de 2025, de forma a garantir financiamento de 100% do Plano de Recuperação e Resiliência.

 

123

 

A proposta consiste na construção de uma ponte com um pórtico com escoras inclinadas, feita integralmente à base de betão e com um perfil longitudinal a uma altura superior à da Ponte da Arrábida, de modo a não constituir um obstáculo visual.

A amarração da ponte em Gaia será próxima da VL8 (Via Edgar Cardoso) e a primeira estação de metro em Gaia surgirá logo perto do Arrábida Shopping, seguindo-se estações no Candal (superfície) e na Rotunda Edgar Cardoso (superfície mas desnivelado em relação ao nível da estrada).