PSD GAIA DE VISITA À ASSOCIAÇÃO DO CENTRO SOCIAL DE SERZEDO

PSD Gaia
24-03-2023 | 10:08 | | |

PSD GAIA DE VISITA À ASSOCIAÇÃO DO CENTRO SOCIAL DE SERZEDO

Escrito por Monica Joady

O PSD Gaia acompanhado pelas deputados na Assembleia da República Clara Marques Mendes, vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Maria Germana Rocha e António Cunha visitaram, esta semana, a Associação do Centro Social de Serzedo (ACSS).

O cumprimento de protocolos de cooperação com a Segurança Social, a recente transferência de competências do Estado para os municípios na área da Ação Social e a aprovação do projeto de requalificação das instalações da instituição, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foram os temas que dominaram este encontro. 

Mesmo ocupando um espaço diminuto, Joaquim Duarte, presidente da direção da ACSS, afirmou que esta entidade renasceu, em 2015, quando foi criado o Centro de Convívio para idosos. Porém, e dado à inexistência de respostas para esta geração, considerou ser mais relevante construir uma solução que passa pela animação cultural, ocupação de tempos livres, apoio e prevenção da saúde dos mais idosos e carenciados. 

Além disso, mostrou alguma preocupação com as obrigações futuras relativas às políticas públicas de solidariedade, ainda mais porque os valores acordados sofreram alterações de valores, originados pela atual conjuntura económica.  Valores esses, aprovados pela candidatura elegível no PRR com um valor de 450 mil euros, destinados para o Centro de Dia e o apoio domiciliário e que, atualmente, as mesmas despesas rondam os 650 mil euros. Também, em termos salariais, a direção apresentou algumas reticências, dado que os apoios dados nesta vertente apenas contemplam 12 meses, quando na realidade são pagos 14 (subsídios de férias e Natal).

Contudo, Joaquim Duarte não deixa de ter "muito orgulho pelo caminho percorrido, mas, sobretudo, por fazermos a nossa parte  à margem de qualquer apoio da Segurança Social", tendo referido ainda a importância da aquisição das antigas instalações da fábrica têxtil (que contou com uma angariação de fundos e apoios do município) e o apoio dado tanto a nível de Centro de Dia, como o domiciliário e, que por vezes, se estende ao acompanhamento a consultas e exames médicos. Serviços estes prestados por quatro pessoas contratadas ao IEFP e 28 voluntários.

Perante este cenário, os representantes do PSD mostraram-se apreensivos e assumiram o compromisso de "sensibilizar o município para reforçar a comparticipação privada do projeto, sob a pena de poder estar em risco um equipamento social e um investimento, absolutamente, fundamental, por ser a única  resposta social em Serzedo". Ainda questionada pelos sociais democratas, a direção referiu estar focada em três prioridades, entre as quais, a criação de uma tarifa específica para o consumo da água/ eletricidade para as IPSS, a atualização dos preços da candidatura do PRR aprovada e a celebração do protocolo com a Segurança Social.

Também Clara Marques Mendes congratulou a ACSS pelo "excelente exemplo de cidadania" e deixou a promessa de "levar as preocupações suscitadas no âmbito dos processos legislativos em curso  da própria atividade parlamentar", nomeadamente, na questão da revisão de preços das candidaturas elegíveis do PRR.

A Associação Centro Social de Serzedo tem, atualmente, 600 sócios, com cotas de 18 euros por anos, e abrange 40 seniores no Centro de Convívio. num serviço que já abrange utentes de outras freguesias.

1254

 

Mais notícias