PSD VOTOU CONTRA CONTAS POSITIVAS DA CÂMARA DE 14,3 MILHÕES DE EUROS EM 2021

123
19-04-2022 | 11:20 | | |

PSD VOTOU CONTRA CONTAS POSITIVAS DA CÂMARA DE 14,3 MILHÕES DE EUROS EM 2021

Escrito por Eugénio Queirós

Tal como O GAIENSE adiantou em primeira mão na edição que está nas bancas desde sábado, a Câmara Municipal de Gaia terminou o exercício de 2021 com um saldo positivo de 14,3 milhões de euros. Os dois vereadores votaram contra a prestação de contas mas estas foram aprovadas com os votos dos vereadores socialistas, numa reunião presidida por Patrocínio Azevedo.

O voto contra dos vereadores do PSD fundou-se na carga fiscal excessiva que o relatório evidencia e no volume da despesa corrente. "O PS privilegia os gastos com o pessoal em detrimento dos investimentos", afirmou o social-democrata Cancela Moura.

Patrocínio Azevedo recordou que no anterior ciclo autárquico, comandado pelo PSD, nunca a taxa de IMI baixou em Gaia, tendo estado sempre no máximo permitido pela lei. De 0,45 (taxa máxima) a taxa de  IMI, com descidas sucessivas, passou de 0,45% para 0,38% em 2021.

O PSD trouxe ainda à colação uma sucessão de obras por concretizar, entre elas o Centro de Congressos, cuja data de início de construção estava programada para 2019.. Patrocínio Azevedo garantiu que o Centro continua a ser aposta e que está na fase de discussão pública. "Foi preciso introduzir alterações devido à conjuntura", explicou o vice presidente da Câmara.