PSP PODE LIMITAR PRESENÇAS NA AVENIDA DOS ALIADOS NA NOITE DA FESTA DO FCPORTO
O Futebol Clube do Porto, conquistou o título de Campeão Nacional de Futebol da Liga Portugal e vai ser recebido na Câmara Municipal do Porto, no dia 14 de maio (sábado), após o jogo frente ao grupo Desportivo Estoril Praia, a realizar pelas 18H00, no Estádio do Dragão.
A PSP vai reforçar o policiamento nas zonas onde vão decorrer os festejos do FC Porto este sábado, com todas as valências policiais: Equipas de Prevenção e Reação Imediata; Unidade Especial de Polícia; Equipas de Intervenção Rápida; Investigação Criminal; Equipas da Divisão de Trânsito e Policiamento de Proximidade, de forma a garantir as condições de segurança.
As medidas de controlo do acesso pedonal implicarão a criação de 5 pontos de acesso à Avenida dos Aliados, que ficarão localizados:
- Rua Dr. Ricardo Jorge com rua Clube Fenianos
- Rua Elísio de Melo com a rua do Almada (praça Filipa de Lencastre)
- Rua de Sampaio Bruno com a avenida dos Aliados
- Rua Dr. Magalhães Lemos com a rua do Bonjardim (praça D. João I)
- Rua Guilherme Costa Carvalho com a rua do Bonjardim
Por questões de segurança, quando for considerada esgotada a lotação máxima de segurança da Avenida dos Aliados, não será permitida a entrada de mais pessoas, pelo que a PSP pede a compreensão de todos, na eventualidade de não ser possível que acedam à mesma.
Serão implementadas medidas similares às de acesso aos recintos desportivos, pelo que se solicita que não sejam portadas mochilas ou outros sacos, bem como objetos normalmente proibidos, no acesso a recintos desportivos.
A PSP conta com a colaboração de todos os cidadãos, na comunicação de acontecimentos que possam colocar em causa a segurança pública. A PSP recomenda, a utilização de transportes públicos.
O Metro do Porto, por seu lado, tem uma operação especial montada para o último jogo do campeonato de futebol e para os festejos do título de campeão nacional do FC Porto. Com reforços de capacidade e frequência antes e após o encontro com o Estoril (sábado às 18H00, no Estádio do Dragão), a circulação prolonga-se para além do horário habitual na Linha Amarela (D) e no tronco da Linha Azul (A) entre a Senhora da Hora – Estádio do Dragão, até às 3H00 de domingo. A Estação dos Aliados, por questões de segurança, estará encerrada aos clientes a partir das 16H de sábado.
Em dia de lotação esgotada no Estádio do Dragão e de festejos azuis e brancos concentrados em torno da Câmara Municipal do Porto e da Avenida dos Aliados ao longo da noite – envolvendo fortes restrições à circulação automóvel no centro da cidade -, o Metro corresponde às necessidades adicionais de mobilidade e entra em campo com reforços de peso. Antes do jogo, a generalidade das viagens faz-se em veículos duplos, com frequências reforçadas em todas as linhas. Idêntico reforço está preparado para o pós-match e, após as primeiras celebrações da conquista do campeonato ainda no relvado do FC Porto, todas as partidas a partir da Estação Estádio do Dragão serão em composições duplas, com a maior frequência possível.
Se até às 18H00 todos os caminhos vão dar ao Dragão, após o jogo todos os caminhos portistas conduzem à Avenida dos Aliados. O Metro reforça capacidade e oferta na Linha Amarela e no tronco comum da Linha Azul, Senhora da Hora – Estádio do Dragão.
Em ambos os casos a operação prolonga-se até às 3 da manhã, com frequência de 7 minutos e paragem em todas as estações (excepto na Estação dos Aliados).
As últimas partidas são as seguintes:
Linha Amarela, Hospital de S. João - 3H03
Linha Amarela, Santo Ovídio – 3H04
Linha Azul, Senhora da Hora – 3H05
Linha Azul, Estádio do Dragão – 3H01
A circulação nas restantes linhas da rede termina à 1H00, no horário habitual.