QUARTEL DE CRESTUMA ESTÁ EM ESTADO DE EMERGÊNCIA

Bombeiros colocaram capacetes no chão
09-06-2022 | 11:04 | | |

QUARTEL DE CRESTUMA ESTÁ EM ESTADO DE EMERGÊNCIA

Escrito por Monica Joady

Dois meses e meio foi o tempo que Bruno Fonseca esteve como comandante em regime de substituição dos Bombeiros Voluntários de Crestuma. A formatura de despedida aconteceu no dia 1 de junho, num adeus emocionado. No mesmo dia, o cargo passava para Sandrina Pereira. Mas a nova Comandante durou apenas dois dias no cargo.

De acordo com Sandrina Pereira, tudo foi feito para se estabelecer “um diálogo entre direção, comando, Comandante dos Sapadores de Gaia (José Viana) e Câmara de Gaia, na pessoa do vereador da Proteção Civil, José Guilherme Aguiar, mas, apesar das constantes promessas, nada foi concretizado”, salientou.

Uma atitude que levou o corpo de bombeiros, em uníssono, a fazer o pedido de inatividade. Inatividade essa que ficou marcada pela imagem dos capacetes pousados no chão e o fecho das portas do quartel. Em resposta, tanto o Comandante dos Sapadores de Gaia como o Comando Distrital das Operações de Socorro (CDOS) foram informados do que se estava a  passar, de modo a serem estes a assegurar os serviços que caíssem na central telefónica de Crestuma.

Uma situação inédita no concelho de Gaia, onde existem seis corporações voluntárias e uma profissional. Nessa noite só a luz dos santos religiosos, na parede do quartel, é que continuou acesa, como sinal de esperança na resolução do problema de falta de efetivos nesta corporação. 

Leia a reportagem completa na edição nº1051, já nas bancas.