QUASE DOIS MILHÕES PARA REQUALIFICAÇÃO AMBIENTAL DO RIO UÍMA

123
24-03-2022 | 13:08 | | |

QUASE DOIS MILHÕES PARA REQUALIFICAÇÃO AMBIENTAL DO RIO UÍMA

Escrito por O Gaiense

O projeto referente à reabilitação da rede hidrográfica do rio Uíma que o Município de Gaia candidatou ao programa de apoio COMPETE 2020, no âmbito do Aviso nº 06/REACT-EU/2021, foi aprovado. O projeto passa pela concretização de empreitadas que envolvem a implementação de soluções técnicas de engenharia natural para a estabilização de margens e beneficiação de habitat para espécies ribeirinhas em domínio hídrico. Estas empreitadas serão acompanhadas por uma monitorização das massas de água.

O Rio Uíma será alvo de uma profunda requalificação ambiental, numa colaboração entre o Município de Gaia e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). O montante máximo elegível comparticipado estabelecido é de 1,5 milhões de euros, sendo que o investimento total previsto da candidatura é de 1,75 milhões de euros.

A candidatura prevê a execução das seguintes ações: aquisição e expropriação de terrenos; limpeza, desobstrução do leito e das margens do Rio Uíma; estabilização das margens do Rio Uíma, com recurso à engenharia natural; mitigação do efeito das cheias, com recurso à implementação de bacias de retenção; reabilitação de infraestruturas degradadas (muros em alvenaria de granito, açudes, pontes em alvenaria de granito e de madeira, caminhos de monotorização); plantação de espécies autóctones, com a finalidade de contenção da propagação da vegetação invasora; fornecimento e colocação de estação de monotorização da qualidade da água do Rio Uíma; estudo de bacia hidráulica e estudo hidrológico para adequação de aplicação de técnicas de engenharia natural em função da especificidade do local; estudo botânico para identificação e catalogação das manchas das redes de galerias ripícolas e valores biológicos em presença do local.

Recorde-se que a 30 de abril de 2021 decorreu a cerimónia de apresentação pública dos projetos de reabilitação e valorização fluvial no âmbito do REACT UE, em Coimbra. Os projetos a desenvolver "pretendem dar resposta parcial às necessidades identificadas nos Planos de Gestão de Riscos de Inundação, no âmbito da Diretiva Inundações, e às medidas preconizadas nos Planos de Gestão de Região Hidrográfica que visam atingir o bom estado das massas de água”. Com caráter holístico, estas intervenções "incluem a recuperação da qualidade das massas de água, a proteção dos ecossistemas e a promoção da biodiversidade e da defesa contra cheias de pessoas e bens”.

O rio Uíma é um afluente da margem esquerda do rio Douro, cuja bacia hidrográfica ocupa uma área de cerca de 72 km2. Nasce no lugar de Duas Igrejas, na freguesia de Romariz, concelho de Santa Maria da Feira e tem a sua foz em Crestuma, no concelho de Vila Nova de Gaia, ligeiramente a jusante da barragem de Crestuma-Lever.

 

Mais notícias