QUEM NÃO GUARDA BOAS MEMÓRIAS DO LICEU DE GAIA?
Quem não tem boas memórias do Liceu Nacional de Gaia, durante muitos anos o único estabelecimento de ensino do concelho com o chamado ensino secundário?
O dia 31 de março de 1964 marcou o momento fundador do liceu, sendo a data da publicação do Decreto-lei nº 45.636 que veio de encontro a um desejo antigo dos gaienses. O liceu abriu com uma secção masculina, ainda dependente do Liceu Alexandre Herculano, no Porto, e uma feminina - esta dependente do Liceu Rainha Santa Isabel, também no Porto.
O primeiro ano letivo foi o de 1966/67, que teve início a 10 de outubro de 1966. com ensino até ao atual 9.º ano (antigo 5.º ano). Nos anos seguintes, foi aberto, de forma progressiva, o então 3.º ciclo dos liceus. Após o 25 de abril de 1974, o Liceu Nacional de Gaia passou a designar-se Escola Secundária nº 2 e mais tarde Escola Secundária de Almeida Garrett.
Os manos Guedes, Pedro e Ricardo, o arbitro Artur Soares Dias, o rapper Edmundo Silva, mais conhecido por Mundo Segundo, e o animador da RFM Daniel Fontoura não pertenceram às primeiras gerações que frequentaram o primeiro liceu gaiense mas também passaram por lá.
José Sá Gamboa, professor de português, Elsa Pimenta, Virgílio Lemos, Ana Zineira, Fernando Luís, professor de Educação Física, Fernando, mais conhecida por 'Fi', Manuel Duarte, José de Sá Duarte, professor de português, Ângela Sobral, António Guimarães e Falcão Machado são apenas os nomes de alguns professores do liceu que permanecem na memória dos seus alunos, como pode ser verificado neste grupo do Facebook.
Deixamos apenas aqui uma história, contada pelo antigo aluno António Pires a propósito do professor Fernando Luís:
"Estava eu no Liceu quando ele chegou do Ultramar e foi colocado como nosso professor de Educação Física! Naquele tempo... antes do 25 de Abril as turmas não eram mistas... muito menos as de ginástica. O Ginásio era dividido por cortinas e entre elas funcionavam turmas separadas: Rapazes para um lado... raparigas para o outro. Um dia o professor Fernando Luís chegou à nossa aula e fez uma coisa memorável e arriscada para a época porque era um desafio ao sistema reinante: Afastou as cortinas todas e (perante o pasmo e receio da sua colega da qual não me recordo o nome) disse: A partir de agora aqui no ginásio rapazes e raparigas treinam juntos. Foi o delírio! E então fazíamos pares para tudo. Havia contacto físico. Coisa hoje banal mas um marco na vida do Liceu! Penso que não foi castigado porque a ginástica passou a ser mista. Obrigado professor Fernando Luís!"
Era assim o Liceu de Gaia!