REFOOD GAIA-CENTRO CELEBROU 10 ANOS COM A PRESENÇA DO FUNDADOR
O balanço de dez anos de atividade da Refood Gaia Centro foi sinónimo de festa, a 21 de abril, com mais de 200 pessoas a participaram na sessão realizada no Salão Paroquial de Mafamude. O fundador da Reffod, Hunter Halder, viajou de Lisboa para acompanhar a iniciativa e reafirmou "a importância do tripé constituído pelos parceiros - fontes que doam os excedentes alimentares; os voluntários – que dedicam 2 horas da sua semana para alimentar quem mais precisa, e os beneficiários – que recebem os cabazes semanalmente e dão uma nova vida aos alimentos recolhidos".
Segundo Halder, "com a subida da inflação, tem havido uma maior procura por parte de famílias – a chamada ‘pobreza envergonhada’ em que “muitos beneficiários têm trabalho; no entanto, os salários recebidos não cobrem todas as despesas, como a habitação, os cuidados com a família e a alimentação”.
A voluntária Ana Sofia Ferreira, uma das diretoras do comité central do movimento e agora responsável pelas operações do Norte, e pela equipa de coordenação e gestão do núcleo Gaia-Centro, também marcou presença, tal como Alda Fortuna, voluntária e uma das gestoras da REFOOD GAIA-CENTRO desde 2014.
Alda Fortuna confirma o aumento dos pedidos de ajuda e afirma que “com as recolhas, muitas fontes perceberam melhor o desperdício e passaram a gerir melhor os alimentos”. Foi ressalvado que a Refood Gaia Centro recebe cada dia mais propostas de negócios que se querem juntar ao movimento e precisa de mais voluntários para ampliar a sua resposta à comunidade.
Na plateia com voluntários do movimento e membros da comunidade contavam-se 130 voluntários, 25 fontes de alimentos, 59 famílias (192 pessoas) e seis instituições beneficiárias. No total, desde 2017, já foram doados 198.491 quilos de alimentos, por meio de 200.946 refeições, pelo núcleo da REFOOD GAIA-CENTRO.
A organização lança o apelo a quem desejar conhecer como pode ser voluntário para contactar através do e-mail geral.gaiacentro@re-food.org e, posteriormente, inscrever-se online aqui.