RÚBEN ESTEVES VENCEU PRÉMIO NA 26ª MOSTRA NACIONAL DE JOVENS CRIADORES
A obra 'Blooming light' valeu ao gaiense Rúben Esteves, de 24 anos de idade, a conquista do primeiro prémio, entre oito candidatos, na 26ª Mostra Nacional de Jovens Criadores (MNJC), na categoria Arte Digital.
"O tema gira em torno de algo que floresce. Uma rapariga, Bloom, tem uma vida cheia de mistérios. Criada por seres misteriosos numa floresta desconhecida, que, após uma catástrofe, herda uma magia que altera a cor do seu cabelo para azul. Borboletas brilham ao seu redor. As folhas e flores irradiam de luz. Será que os humanos veem a sua cor de cabelo normal, ou apenas os escolhidos são capazes?", indica a descrição da obra do jovem natural do Candal.
Na edição impressa do jornal O Gaiense de 11 de novembro, será possível ler a entrevista ao jovem licenciado em artes plásticas e intermédia, que recebeu o seu primeiro troféu nacional, a 29 de outubro, em Vila do Conde, numa cerimónia que contou com a presença de João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto.
A MNJC é uma iniciativa do Instituto Português da Juventude (IPDJ) que ao longo da sua história já deu a conhecer vários artistas do panorama cultural português, entre eles os escritores Valter Hugo Mãe e Gonçalo M. Tavares, os estilistas José António Tenente e Maria Gambina e o bailarino e coreógrafo Victor Hugo Pontes.
Nesta edição, mais de 120 jovens, num total de 15 categorias, foram selecionados para apresentar os seus trabalhos ao longo dos três dias da MNJC, que se preencheram de de concertos, cinema, exposições, dança, stand-up, gastronomia.
A MNJC é organizada pelo Gerador, uma plataforma portuguesa independente de jornalismo, cultura e educação.
Fotografia principal do artigo: David Cachopo/Gerador
Restantes galardoados:
Arte Têxtil - Clarisse Silva (Abrigo temporário)
Cinema - Afonso Rapazote Flores Simões Saraiva e Bernardo Rapazote Flores Simões Saraiva (A Febre de Maria João)
Cruzamento Disciplinar: Inês Carneiro (n!cho), Sara Neves (n!cho), Carolina Viana (redoma), Joana Rodrigues (redoma) e Mariana Vasconcelos (com gesto).
Dança - Miguel Ramos Santos e Beatriz Marques Aparício Mira da Silva (Atopos)
Escultura - Bárbara Rosário (Flexão)
Fotografia - Inês Lopes (Imersão)
Gastronomia - Rui Mota (Ilusão da Gastronomia Molecular)
Humor - Diogo Monteiro (Perder a Linha)
Ilustração - Daniela Mata (GLACIALIS)
Literatura - M.L. Vieira (2518).
Moda - Martim Contone, Francisca Santos e Mafalda Simões (Entulho)
Música - Ana Roque Antunes (De Onde Venho)
Pintura - Juliana Julieta (Puppy Love)