RUI MÁRIO VAI SER OPERADO EM ESPANHA
Rui Mário, natural de Vila d'Este, já conseguiu angariar o dinheiro necessário para fazer a operação que necessita, em Espanha.
O valor a rondar os quatro mil euros foi alcançado, mas a mãe, Cristina Ferreira, continua apreensiva. "A operação está agendada para o final de junho, mas o médico que vai operar o Rui é russo. Com toda esta questão da guerra estamos apreensivos", diz ao nosso jornal.
Rui Mário, de 5 anos, sofre de paralisia cerebral, motivada pelo atraso na decisão de levar a mãe para uma cesariana na altura do parto. Neste momento, Rui Mário está muito melhor e com mais mobilidade, mas necessita de fazer uma intervenção denominada Fibrotomia Gradual, que lhe vai dar ainda mais mobilidade. "A operação consiste no corte de fibroses a nível muscular, que lhe vai reduzir a rigidez no corpo e dar-lhe mais liberdade de movimentos", explicou Cristina Ferreira.
Depois da operação, Rui Mário terá que continuar com terapias específicas. "O Estado não está em condições de garantir os apoios para as terapias que o Rui Mário necessita. Neste momento, o Rui faz algumas terapias que chegam aos 1200 euros por mês, o que para nós já se torna incomportável sem a ajuda das pessoas, que têm sido excecionais", completa a mãe de Rui Mário.
As angariações prosseguem. Podem seguir toda a jornada do pequeno Rui Mário, através da página A Jornada do Rui Mário - o nosso atleta