SABIA QUE VILAR DO PARAÍSO JÁ TEVE UM CLUBE DE FUTEBOL?
Vilar do Paraíso é, uma das poucas freguesias do concelho de Vila Nova de Gaia, que não possui equipa de futebol. No entanto, esse facto já foi uma realidade nos anos 30.
À boleia dos festejos dos 150 anos de Associativismo na freguesia de Vilar do Paraíso, iniciativa levada a cabo pela Associação Recreativa Entre Parentes no passado sábado, Aristides Silva, um dos associados, montou uma exposição com todas as associações que fazem parte da história de Vilar do Paraíso, a começar pela Confraria do Santíssimo Sacramento, fundada em 1872, e que foi a primeira associação registada e com estatutos, da freguesia, há precisamente 150 anos.
Mas voltando ao futebol, em 1931 nasceu o Vilar do Paraíso Foot-Ball Club, fundado por Joaquim Ferreira Barros, que viria a fundar ainda mais duas associações - o Clube dos Makavencos, em 1924, e o Recreativo Sport Club em 1926 - mas que já não estão em atividade.
O Vilar do Paraíso Foot-Ball Club, terá durado cerca de 30 anos, segundo Aristides Silva realçou ao nosso jornal. "Não lhe sei dizer muito sobre este clube. Apenas que foi fundado por Joaquim Ferreira Barros, um dos grandes impulsionadores do associativismo em Vilar do Paraíso. Deverá ter existido até aos anos 60, mas o destaque é que este clube teve campo próprio, sediado nuns terrenos próximos à Rua do Jardim", afirmou Aristides Silva.
A equipa vestia camisolas listadas de azul e branco, as cores do brasão da freguesia, e para além do futebol, tinha também as modalidades de Atletismo, Ténis, Rugby, Ciclismo, Remo e Natação. Contudo é desconhecido se conseguiu arrecadar algum título, enquanto esteve em atividade.