'SANAKAY' DA PSP NO ALCANCE DAS BURLAS AOS IDOSOS
Devido ao aumento considerável de burlas e roubos aos idosos, a PSP colocou no terreno a mega operação 'Sanakay' com 150 agentes. Operação essa, que incluiu as áreas de Lisboa, Porto, Aveiro e Portalegre.
Ao todo já foram detidas 11 pessoas suspeitas de crimes de burla qualificada e de roubos sobre a população sénior. Entre os artigos apreendidos estão diversas viaturas, ouro, uma arma de fogo, dinheiro e roupas furtadas de lojas e que ainda tinham os alarmes.
De acordo com o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (COMETLIS), a operação, desencadeada hoje, é fruto "de 44 mandados de busca e 18 mandados de detenção emitidos por Autoridade Judiciária, por crimes de burlas qualificadas, roubos, furtos e recetação de material de proveniência ilícita".
Fonte da PSP acrescentou ainda que "os suspeitos atuam sobretudo junto da população mais idosa, aproveitando-se das suas vulnerabilidades para conquistarem a sua confiança, sob o pretexto de falsos funcionários da Segurança Social, de centros de saúde e de falsos amigos, entre outros". Desse modo conseguiam aceder às residências "para subtrair sobretudo ouro e dinheiro".
Das 50 situações investigadas, todas elas "deixaram as vítimas em notórias dificuldades."
Para além dos vários comandos da PSP pelo país, a operação contou ainda com o apoio da GNR.