SANTA MARINHA E AFURADA VENCE MARCHAS SANJOANINAS DE GAIA
Nem a ameaça de chuva roubou um pingo de alegria ao regresso das marchas sanjoaninas à beira-rio gaiense, ontem à noite.
As sete marchas concorrentes desfilaram perante uma multidão que ansiava também por este regresso. Os Mareantes do Douro abriram o desfile que culminou no Largo de Aljubarrota, perante bancadas cheias.
A marcha de Santa Marinha e Afurada, protagonizada pela Tuna de Santa Marinha, foi a grande vencedora mas todas as marchas justificaram fartos aplausos.
A marcha infantil de Canidelo, por seu lado, ajudou também na animação-
A marcha de Arcozelo obteve o segundo lugar, seguida pela marcha da freguesia da Madalena (Orfeão da Madalena, Grupo Folclórico da Madalena e Associação de Solidariedade Social da Madalena).
O quarto prémio coube à marcha da freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso (Associação Cultural e Recreativa "Os Amigos Vilarenses”), secundada pelas marchas das freguesias de Avintes (Associação Cultural e Musical de Avintes), União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma (Grupo Folclórico Etnográfico de Santa Marinha de Crestuma); e Canidelo (Associação Recreativa Canidelense "Clube do Amor" e Cavaquinhos do Amor),
No desfile que abriu com os Mareantes do Rio Douro e com a atuação de Teófilo Granja que interpretou a Grande Marcha de Gaia participou ainda a Marcha Infantil da Junta de Freguesia de Canidelo, dinamizada pelo Centro Social e Paroquial de Santo André de Canidelo.
O júri foi composto por José Manuel Silva e Maria José Santos (letra), Joana Oliveira e Ramiro Lopes (música), Rosa Pinto e Paula Neves (guarda-roupa), Daniela Tomaz e Vasco Otero (coreografia), José Silva e Filipe Rodrigues (cenografia) e José Luís Ribeiro (cronometrista)