SEGUNDA LINHA DE METRO PARA GAIA JÁ TEM NOME E VAI CHAMAR-SE RUBI
Depois da Linha Amarela - a mais rentável da rede de metro do Porto -, Vila Nova de Gaia vai passar a contar com a Linha Rubi, a linha que ligará a Casa da Música a Santo Ovídio. Uma linha que implicará a construção de uma nova ponte entre Porto e Gaia, uma travessia que terá a assinatura do Gabinete Edgar Cardoso, que será também o responsável pela construção da ponte dedicada ao TGV (uma ponte espelho da ponte S. João).
A cor rubi remete-nos para o néctar que é armazenado em Gaia mas que tem o nome de Porto e também, claro, para a pedra preciosa com esse nome.
A nova ponte terá de ficar concluída até 2026 pois é integralmente financiada pelo dinheiro da 'bazuca' europeia e tem um custo estimado de 50 milhões de euros.
O processo esteve 'emperrado' devido à contestação do segundo classificado do concurso mas o tribunal já deu luz verde à Metro do Porto para avançar.
A nova linha de metro terá um custo de 299 milhões de euros. A linha entrará em Gaia pela Via Edgar Cardoso (VL9) e terá uma primeira estação na Arrábida, uma segunda no Candal e uma terceira na rotunda Edgar Cardoso, seguindo até aí sempre à superfície. Uma linha que contará ainda com uma estação nas Devesas e que depois irá seguir na direção do Bairro do Cabo Mor/Soares dos Reis. A partir deste ponto o percurso até Santo Ovídio será feito em túnel.