SENSIBILIZAR PARA OS CUIDADOS PALIATIVOS
Reconhecendo a importância dos cuidados paliativos e a necessidade de aumentar a sensibilização nesse sentido, o município vai fazer uma parceria com a Associação ‘Com Paixão’ com o intuito de tornar o concelho mais compassivo.
Na realidade, o objetivo é alertar a sociedade civil para a necessidade de dar mais apoio aos cuidados paliativos, promovendo a capacitação individual, famílias, grupos, e da própria comunidade, no trato a ter em doentes que se encontrem numa fase de doença avançada, ou mesmo, em final de vida e na morte. Para isso ser possível, haverá um reforço tanto na informação, como na formação, envolvendo os cuidadores em ações formativas destinadas aos profissionais de saúde e instituições parceiras. Iniciativas essas que serão organizadas pela Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos de Gaia.
Para além do intuito de dar “uma resposta social conjugada e integrada”, o projeto ‘Gaia Compassiva’ será incluída no programa ‘GaiaCuidador’, na Rede Local de Voluntariado, mais concretamente na Estratégia Municipal para um Voluntariado Inteligente e Organizado (EMVIO) e, ainda no Plano Municipal de Saúde.