SETE CONCORRENTES PARA A PONTE D. ANTÓNIO FRANCISCO DOS SANTOS
São sete os concorrentes à obra de conceção e construção da nova ponte entre o Porto e Gaia, a ligar a zona de Campanhã a Quebrantões, entre a ponte ferroviária de S. João e a Ponte do Freixo.
Entre os sete concorrentes, cujo vencedor será conhecido nas próximas semanas, encontram-se quatro agrupamentos de empresas.
A solo concorrem a espanhola Puentes e Calzadas Infraestruturas e as portuguesas Conduril Engenharia, com sede em Ermesinde. e Ramalho Rosa Cobertar, com sede em Lisboa.
Os agrupamentos de empresas são os seguintes: Alexandre Borges SA/Construgomes Engenharia; Mota-Engil/Omatapalo Engenharia; Afavias - Engenharia e Construção/Casais/Teixeira Duarte e Alberto Couto Alves/Alves Ribeiro SA/Betar Consultors.
A Ponte D. António Francisco dos Santos e os respetivos acesso terão um custo de 26,5 milhões de euros. A obra será mais complexa no lado de Vila Nova de Gaia devido ao grande viaduto de ligação à VL9. As autarquias do Porto e Gaia irão dividir os custos da obra da ponte, ficando os acessos por conta de cada uma das autarquias.
Para além desta nova ponte, Gaia e Porto terão uma outra travessia, esta dedicada apenas ao metro e ao trânsito pedonal ou de mobilidade suave, junto da Ponte da Arrábida, para abrir caminho à segunda linha de metropolitano de Gaia, entre a Casa da Música e Santo Ovídio, via Candal.