SEXTA VAGA DE COVID "ESTÁ A DESENHAR-SE DE FORMA MUITO INTENSA"
As campainhas de alarme já estão a soar face ao aumento das infeções em Portugal, que atingiu um índice de transmissibilidade (Rt) de 1,17 e que poderá registar uma sexta vaga de Covid-19, aponta um relatório do Instituto Superior Técnico sobre a pandemia.
"A possibilidade de uma sexta vaga está a desenhar-se de forma muito intensa", avança o relatório do grupo de trabalho do Instituto Superior Técnico (IST) que acompanha a evolução da Covid-19 em Portugal e a que a Lusa teve esta quarta-feira acesso.
Segundo esta avaliação de risco da pandemia elaborada por Henrique Oliveira, Pedro Amaral, José Rui Figueira e Ana Serro, que compõem este grupo de trabalho coordenado pelo presidente do IST, Rogério Colaço, "a atual situação é de aumento do perigo pandémico face ao anterior relatório" de 19 de abril.
De acordo com o documento, a eliminação do uso de máscaras "parece ter tido um efeito muito acentuado na subida de casos atual", uma medida que os especialistas do IST consideram ter sido "acertada" nas escolas, mas que está a provocar um "excesso de contágios" em ambiente laboral.
Os números da Covid-19 voltaram a disparar ehá agora 40 vezes mais casos do que no mesmo período do ano passado e de 2020. Óscar Felgueiras, o matemático que integrou o grupo de especialistas que apoia o Governo na tomada de decisões nesta pandemia, diz que que só nas últimas 24 horas foram registadas mais de 20 mil novas infeções, o número mais elevado desde 10 de fevereiro.