SONDAGENS PARA SEGUNDA LINHA DE METRO PARA GAIA JÁ ESTÃO A SER EXECUTADAS

123
21-03-2022 | 18:24 | | |

SONDAGENS PARA SEGUNDA LINHA DE METRO PARA GAIA JÁ ESTÃO A SER EXECUTADAS

Escrito por Eugénio Queirós

As sondagens de terreno para a construção da segunda linha de metro para Gaia, da Casa da Música a Santo Ovídio, já estão no terreno. Depois de terem sido sondados terrenos junto da zona de amarração da nova ponte, junto à Arrábida, hoje as máquinas estavam a funcionar na rotunda Edgar Cardoso, para onde está prevista uma das estações.

 

123

 

A segunda linha de metro irá circular à superfície desde a nova ponte até à rotunda Edgar Cardoso, com estações logo a seguir à ponte, no Candal e na rotunda. De aí, seguirá provavelmente em túnel aberto até à estação das Devesas e depois 'apontará', numa solução ainda desconhecida, até uma estação subterrânea na zona do Bairro do Cabo Mor, prosseguindo para Santo Ovídio em túnel.

Esta linha representa um investimento estimado em 299 milhões de euros, totalmente financiados pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), e será executada entre 2023 e 2026.

A obra vai proporcionar, entre outras vantagens, o alívio da Linha Amarela – a mais concorrida do Metro. No seu conjunto, o percurso terá uma extensão superior a seis quilómetros. Prevê-se ainda que esta linha venha a conseguir atrair para a rede uma média diária de cerca de 325 mil clientes (quase 120 milhões por ano).

A concretização do projeto pressupõe, ao mesmo tempo, a construção de uma nova ponte sobre o Douro, num investimento de 50 milhões de euros. Esta ponte fará a ligação entre o Campo Alegre e o Candal e localizar-se-á a cerca de 500 metros a nascente da Ponte da Arrábida, e servirá apenas o Metro e a circulação pedonal. P