Teleperformance anunciou despedimento coletivo de 240 trabalhadores em videoconferência

Telperfomance
14-10-2025 | 16:22 | | |

Teleperformance anunciou despedimento coletivo de 240 trabalhadores em videoconferência

Escrito por Diogo Ferreira

A empresa de call centers Telpeerfomance, que tem um dos escritório na zona da Arrábida, em Gaia, vai despedir 240 trabalhadores, "representando menos de 2% da sua força de trabalho, em total conformidade com a lei", como confirmou a empresa ao jornal O Gaiense.

A razão para o despedimento coletivo tem por base "o ambiente empresarial volátil que afeta a Europa desde o início do ano, e sem sinais de melhoria em 2026, a TP Portugal iniciou um plano de reestruturação para promover a sua adequação organizacional ao atual ambiente empresarial, que inclui a difícil decisão de reduzir ligeiramente a sua força de trabalho". É um passo atrás na estratégia definida em 2022, quando a empresa tinha assumido o objetivo de aumentar o seu quadro de 12 mil para 18 mil trabalhadores, até 2026.  

O anúncio do despedimento foi feito na segunda-feira por videoconferência, e posteriormente foram agendadas reuniões individuais: "Considerando que a TP tem escritórios em diversas zonas do país, a comunicação inicial foi feita por videoconferência, sendo este o método que permitiu partilhar a informação de forma clara, transparente e consistente, com todos os envolvidos em simultâneo. Imediatamente a seguir, foram agendadas reuniões individuais com cada colaborador para formalizar o processo, esclarecer todas as questões e negociar as condições", justificou a empresa, que conta com 14 mil trabalhadores espalhados por vários países europeus.

A Teleperformance, multinacional francesa especializada em serviços de atendimento ao cliente, foi criada em 1978 e está em Portugal desde 1994. Desde 2005, a empresa "construiu em Portugal um hub multilingue para servir os seus clientes europeus, que se desenvolveu significativamente".