TGV IRÁ EM TÚNEL DA NOVA PONTE ATÉ SERZEDO
Eduardo Vítor Rodrigues revelou hoje, no final de mais uma reunião de Câmara, mais alguns detalhes sobre o primeiro troço de comboio de alta velocidade a instalar em território nacional, beneficiando do dinheiro da 'bazuca' e num investimento total, sem contar com a maquinaria, de 900 milhões de euros.
O presidente da Câmara de Gaia disse que o TGV circulará numa ponte paralela à ponte São João e que irá em túnel até à estação subterrânea de Santo Ovídio, seguindo para Sul também em túnel até Serzedo, onde irá 'emergir'.
A linha de TGV será independente da Linha do Norte e este primeiro troço ligará a estação de Campanhã a Soure, na zona de Coimbra, com estações em Gaia (Santo Ovídio) e Aveiro. A ligação Soure-Lisboa será um processo posterior e o seu financiamento não integra o PRR, sendo que este determina que as obras financiadas têm de estar concluídas em 2026.
Eduardo Vítor Rodrigues revelou ainda que a ligação do TGV para a Galiza não deverá seguir perto do litoral, apontando em diagonal para Puebla de Sanabria, em Espanha, onde já funciona a linha de alta velocidade espanhola. Com esta ligação, Madrid poderá ficar a pouco mais de duas horas de distância do Porto.