TGV MERGULHA NA PONTE E VAI EM TÚNEL ATÉ À ZONA DE SERZEDO
É mais uma bandeira que Vila Nova de Gaia pode colocar: o TGV irá ter uma estação em Santo Ovídio e percorrerá quase todo o território gaiense em túnel. O primeiro troço de comboio de alta velocidade em Portugal já tem um investimento de 900 milhões de euros assegurado, via Plano de Recuperação e Resiliência, e ligará o Porto (Campanhã) a Soure (na região de Coimbra), com paragens sempre em Santo Ovídio e ocasionais em Aveiro. A obra está assegurada e foi confirmada esta semana por Eduardo Vítor Rodrigues, após mais uma reunião de Câmara. Ainda não estamos perante a desejada ligação Porto-Lisboa mas já ficará feito parte do caminho. Está agora nas mãos do Governo ativar o processo e os fundos para a ligação entre Soure e Lisboa, assim se completando o programa para a primeira linha de alta velocidade em Portugal. Por ora, fica a certeza de que este primeiro troço do comboio de alta velocidade terá de ficar concluído em 2026, caso contrário serão desperdiçados os 900 milhões da ‘bazuca’ destinados a este grande projeto que em Portugal já anda a ser discutido desde as calendas. Em Vila Nova de Gaia, o TGV irá ter um percurso quase sempre em túnel subterrâneo, assim acontecendo no percurso entre a nova ponte ferroviária (paralela à Ponte de São João, que ficará dedicada ao tráfego regional e de mercadorias) e a estação intermodal de Santo Ovídio, onde irá ser construída uma segunda estação, com um nível dedicado à nova linha de metropolitano (Casa da Música-Santo Ovídio) e outro ao comboio de alta velocidade, uma estação independente da estação que serve a Linha Amarela.