TRAFICANTE PORTUGUÊS INFLUENTE NO PORTO DE LEIXÕES FOI APANHADO EM GAIA
Esta quarta-feira, chegou ao fim a fuga de um dos maiores traficantes portugueses, associado a duas grandes apreensões de cocaína no Porto de Leixões, já que a Polícia Judiciária deteve o suspeito de 38 anos “nas imediações de uma das suas residências em Vila Nova de Gaia”, após o seu regresso a Portugal.
Em comunicado, a PJ explica que o detido era “procurado pela justiça pela prática dos crimes de associação criminosa, tráfico agravado de estupefacientes e branqueamento” e tinha fugido para o estrangeiro após uma operação a 19 de outubro, em que foi desmantelada parte da sua organização e permitiu a apreensão de cem quilos de cocaína (correspondendo a 10 000 doses), no Porto de Leixões.
Segundo a PJ, o empresário tinha “uma grande capacidade logística e tinha uma estrutura que lhe permitia retirar produto estupefaciente diretamente de navios mercantes ou mesmo do interior dos portos marítimos”, e no comunicado é descrito como “considerado perigoso e estará ligado à distribuição de cocaína e heroína pelos principais revendedores e ao abastecimento dos mercados de droga instalados nos bairros sociais mais problemáticos da cidade Invicta”.
Com eventuais ligações diretas a narcotraficantes sul-americanos: “Nos últimos anos, foi-se destacando por se ter associado a organizações criminosas internacionais e por liderar um grupo relacionado com a importação de grandes quantidades de droga, em especial cocaína, proveniente dos países sul-americanos", destaca a Judiciária.
A PJ aprendeu ainda duas armas, inúmeras munições e um colete balístico, sendo que também foram detidos dois suspeitos de tráfico, de 32 e 54 anos, no Aeroporto do Porto. Tinham 38kg de cocaína proveniente do Brasil, escondida entre produtos de construção.