TRAVESSIA AFURADA-CAIS DO OURO REGRESSA NO VERÃO
Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da câmara de Gaia, referiu que está a ser pensada, juntamente com a autarquia do Porto, a atribuição de uma licença precária que assegure o transporte fluvial de passageiros entre a Afurada e o Cais do Ouro. Acrescentou ainda que dado ao balanço positivo que se verificou no ano passado, esta medida poderá entrar em vigor já nas festas de S. Pedro, estendendo-se ao longo do verão.
“Tivemos uma licença precária no ano passado, admito dar parecer favorável a uma licença precária este ano, no verão, nomeadamente na altura do São Pedro da Afurada ou do Marés Vivas e a câmara do Porto está de acordo", referiu o presidente da câmara.
A falta deste meio de transporte, é de acordo com o autarca, devido a "uma lista de requisitos de tal ordem que faz com que ninguém queira assumir o serviço. Temos que ser exigentes, mas dentro de uma exigência adequada. Uma coisa é atravessar o rio Tejo, outra é atravessar o rio Douro".
O ano de 2022 foi o regresso da 'lancha', algo que já não acontecia desde 2020, altura em que este serviço foi suspenso.