TRIBUNAL CONDENA EX-PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE PEDROSO

Créditos: JF Pedroso
03-04-2025 | 17:45 | |

TRIBUNAL CONDENA EX-PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE PEDROSO

Escrito por Nelson Costa

O Tribunal da Relação do Porto julgou "parcialmente procedente" o segundo recurso solicitado pela União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo, no processo crime contra o ex-presidente da Junta de Freguesia, António Tavares, agora "condenado pela prática de crime de peculato e de um crime de falsificação de documento agravado na pena única de quatro anos de prisão, suspensa na execução pelo período de cinco anos e na pena de multa de 190 dias, num total de 1.140€".

António Tavares, que ainda poderá recorrer para o Supremo Tribunal, foi também "condenado no pedido de indemnização civil à Junta de Freguesia no valor de 3.229€ (acrescido de juros de mora desde 10 de setembro de 2013) e na perda de vantagem a favor do Estado em igual valor".

Recorde-se que tudo começou aquando do início de mandato do atual presidente da União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo, Filipe Lopes, em outubro de 2013, em que este solicitou uma auditoria às contas ao órgão executivo que iria liderar. Daí resultou um relatório, que em assembleia de freguesia foi decidido que seria enviado para o Ministério Público, iniciando-se o processo. 

 

Mais notícias