TROFÉU HISTÓRICO VEIO PARA VALADARES
A equipa feminina do Valadares Gaia, que milita no escalão principal do futebol português, conquistou o Troféu Teresa Herrera, o torneio de verão mais prestigiado da Península Ibérica. Um troféu que na sua vertente masculina já foi conquistado por Sporting, em 1961, Vitória de Setúbal, em 1968, Benfica, em 1987, e FC Porto, em 1991, e que se disputa desde 1946.
Esta foi a nova edição do torneio feminino que também se disputa na cidade da Corunha, no Estádio Riazor.
O Valadares Gaia F.C. Futebol Feminino venceu o mítico troféu Teresa Herrera, ao vencer a equipa feminina do Real Club Deportivo de La Coruña, o Depor Abanca, por 4-5, nas grandes penalidades, depois do empate a zero no tempo regulamentar. Esta foi a primeira participação das gaienses no prestigiado troféu organizado pelo clube espanhol.
O taça gigante que veio para Gaia representa a famosa Torre de Hércules da cidade da Corunha, o mais antigo farol do mundo. A taça pesa 15,6 quilos.
Teresa Margarita Herrera y Posada nasceu na cidade A Coruña em 1712 e sempre lutou pelos pobres da cidade Em 1789, doou todos seus bens para a congregação de Virgen de Dolores para a construção de um hospital para as pessoas mais necessitadas.