TROVOADA, VENTO E GRANIZO 'VARRERAM' GRANDE PARTE DO NORTE DO PAÍS
O mau tempo voltou hoje a quase todo o norte do país, com incidência na região de Braga, em trás os montes e em parte do Douro litoral, como aconteceu em Penafiel (imagem de capa).
Chuva, granizo e vento forte afetaram muitas culturas e inundaram ruas um pouco por todo o norte do país, como dá bem conta a página Meteo trás os Montes.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, tudo se deve à influência de um fluxo de sudoeste com transporte de ar marítimo, que irá prevalecer até terça-feira. associado a uma região depressionária localizada a oeste do território. Situação que irá originar aumento de nebulosidade, precipitação e descida acentuada da temperatura máxima no domingo, para valores próximos dos valores normais para a época.
Esta mudança do estado de tempo, reforça o IPMA, será temporária, já que o cenário mais provável é de uma nova subida da temperatura a partir do meio da semana. Para o final da semana, prevê-se que a temperatura máxima atinga novamente valores da ordem a 35 °C em muitas regiões do território, nomeadamente a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e em alguns locais do interior Norte e Centro.
Para Gaia, o IPMA prevê para amanhã 100% de possibilidade de chuva e 99% para segunda-feira, com esta situação a atenuar-se a partir de terça-feira,